Do it yourself – molde de minis

Para quando se perde peças de minis ou se apenas fazer cópias para bases, este é um tutorial rápido para fazer cópias de minis ou partes de minis.

1 – Material

IMG_2078

1 –  embalagem de Massa de Silicone ( Silicon putty ou easymold ) com os dois componentes – azul e branco neste caso;

2 – peças de lego para fazer a caixa ou madre do molde;

3 – alicate;

4 – fósforo ou outro tipo de objecto comprido e fino;

5 – poliuretano compacto ou outro tipo de resina líquida de dois componentes;

6 – vaselina sólida;

7 – balança de cozinha;

8 – espátula ou seringa sem agulha.

 

2 – Execução do molde

IMG_2079

 

Coloque a peça a reproduzir sobre a placa de Lego e faça uma caixa à volta com algum espaço em redor. Retire a peça da caixa.

Amasse a mesma quantidade de massa de silicone branco e azul até obter uma cor homogénea. Coloque no fundo do molde, pressionando bem de modo o silicone ficar sem bolhas ou espaço livres.

Coloque a peça no silicone, pressionando gentilmente até estar enterrado no silicone até meio. Coloque o fósforo, partido em dois, em zonas onde não seja problema ficar marca. Estes serviram para fazer o tubo de entrada do material e saída do ar. Se empurrar de mais, empurre o silicone em volta da peça com um palito ou espátula fina até ficar de novo ao meio da peça em toda o comprimento. Deixe endurecer.

Barre com um pincel todo o silicone e a peça com vaselina sólida para que a segunda camada não agarre nem à peça nem ao silicone de baixo.

Amasse de novo a mesma quantidade de silicone branco e azul até obter uma cor homogénea e coloque no topo do molde, pressionando até ter a certeza de que não há bolhas e que a massa está bem distribuída. Deixe endurecer.

O resultado final depois de tirar da caixa de Lego e abrir deverá ser semelhante à da fotografia.

IMG_2086

 

3 – Encher o molde

Neste caso, usei poliuretano compacto de dois componentes. A ter em atenção que o poliuretano tem um tempo de trabalho muito curto até começar a catalisar, pelo que tem de estar tudo preparado antes de fazer a mistura.

Colocar o copo na balança e colocar o peso a zeros. Vazar o componente A. Bastam apenas umas gramas para esta peça. De seguida vazar o mesmo peso de componente B e misturar bem.

Vazar o poliuretano no molde, certificando que chega a todas as partes. Pode ser necessário abrir ligeiramente o molde para ter a certeza que o material enche por completo. Deixar endurecer.

IMG_2087

 

4 – Finalização

Retirar a peça do molde. Lipar espúrias e linhas de molde como normalmente. Não esquecer de lavar a peça antes de pintar para retirar a vaselina e a gordura do silicone antes de pintar.

IMG_2093

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.