Skip to content

Faça voçê mesmo – moldes de cabeça

27/02/2014

Para quem estiver interessado, aqui está um manual rápido de como tirar molde a uma cabeça com modelo vivo.

O material utilizado é:

  • 500g de alginato
  • 4 rolos de ligadura de gesso
  • 250g de gesso
  • vaselina
  • dracalon / filtro de exaustor

O primeiro passo é cobrir o cabelo do modelo com uma touca de silicone para que o alginato não fique agarrado. Convém ser de silicone e não de tecido, pois o tecido apresenta o mesmo problema que o cabelo: fica agarrado.

Depois, barrar todas as partes da cabeça expostas com uma camada generosa de vaselina, com especial cuidado para as sobrancelhas, pestanas e patilhas. Não só a vaselina evita que o alginato se agarre ao pêlo como também assegura um retirar do molde mais confortável para o modelo.

Misture uma parte do alginato com água num recipiente pequeno, de modo a que use todo o material antes de ficar rijo. A proporção é de 1 parte de alginato por 2 de água. Se ficar com alguns grãos, não há problema, mas se quiser que fique homogéneo, use um batedor de varetas. Atenção: o alginato tem um tempo de trabalho muito curto, cerca de 5 – 10 minutos .

Comece por aplicar a pasta na parte de trás da cabeça, de cima para baixo, de modo a ficar com uma camada mais ou menos da mesma espessura. Ao começar por detrás, garante que o tempo que o rosto fica coberto é menor e assim o desconforto para o modelo é menor.

Aplicação do alginato

Aplicação do alginato

Enquanto o alginato não está completamente curado, aplique o dracalon, de modo a que parte fique embebido no alginato. Estas fibras vão fornecer uma zona de prisão entre o alginato e o gesso.

Aplicação do dracalon

Aplicação do dracalon

Enquanto o alginato acaba de curar, corte as tiras de ligadura de gesso que acha que vai precisar e coloque um recipiente com água morna à mão. A água morna acelera o endurecimento do gesso. Mergulhe as ligaduras na água e retire o excesso de água. Aplique sobre o alginato de modo a que toda a superfície fique coberta.

Aplicação da ligadura de gesso

Aplicação da ligadura de gesso

Enquanto deixa o gesso secar um pouco, aplique uma camada de vaselina no rebordo da parte de trás para que quando for retirar o molde, este não tenha prisões indesejáveis.

Repita o mesmo processo para a frente da cara. Tenha atenção com a zona dos olhos para que não se crie bolhas de ar entre o alginato e a pele. Deixe o nariz para o final, mas não cubra a entrada das narinas.

Aplicação alginato

Aplicação alginato

Aplicação alginato

Aplicação alginato

Aplicação alginato

Aplicação alginato

Aplique a camada de dracalon e coloque as tiras de ligadura. Deixe a abertura do nariz livre. Para reforçar as duas partes do nariz, corte um pedaço pequeno de ligadura e torça uma vez de modo a fazer a forma de um laço. Aplique sobe o nariz para segurar as duas partes.

Apliacação ligadura de gesso

Apliacação ligadura de gesso

Apliacação ligadura de gesso

Apliacação ligadura de gesso

Enquanto a ligadura fica dura, pode aplicar uma camada fina de gesso para reforçar toda a estrutura, tendo o cuidado de não cobrir a junção das duas partes. Para que a secagem do gesso seja rápida, coloque o gesso num copo e cubra com água apenas até deixar de ver gesso à superfície. Misture à mão até deixar de ter grumos e aplique sobre a ligadura.

Depois do gesso estar duro, pode retirar o molde. Não se esqueça: vá falando com o modelo e explique-lhe o que está a fazer. Assim, o modelo mantém-se relaxado e o processo é menos desconfortável.

Para retirar o molde, introduza dos dedos na junção entre as duas partes em todo o comprimento de moldo a soltar a junção da cabeça e permitir a entrada de ar. Peça ao modelo para inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

Retirar molde

Retirar molde

O resultado final é um molde bastante detalhado da cabeça. Tenha atenção que o alginato decompõe e deforma com alguma rapidez, pelo que não é aconselhável guardá-lo muito tempo antes de tirar o positivo.

Molde

Molde

Positivo em gesso

Positivo em gesso

 

Anúncios
10 comentários leave one →
  1. 27/02/2014 13:29

    Muito obrigado, por estas instruções, a minha única duvida é onde eu consigo obter “alginato”

    • 27/02/2014 16:02

      Eu comprei o alginato numa loja de material de belas artes ( ponto das artes ), mas também se encontra em loja de material de dentista. O alginato é a pasta que os dentistas usam para tirar o molde dos dentes.

  2. Helder C. Lima permalink
    10/02/2016 23:24

    Boa noite! Parabéns pelo tutorial! Gostaria de saber qual o alginato que você usou? Fiz uma pesquisa e percebi que existem muitos tipos diferentes. Qual o mais indicado? Custo/benefício. Obrigado!

  3. Helder C. Lima permalink
    10/02/2016 23:50

    Boa noite! Parabéns pelo tutorial! Gostaria de saber que tipo de alginato você usou? Fiz uma pesquisa e verifiquei que existem muitos tipos diferentes. Qual o mais indicado? Custo/benefício. Obrigado!

  4. 07/01/2017 18:27

    Gostaria de saber como se faz a divisão entre a parte de trás e a parte da frente do molde?

    • 07/01/2017 18:35

      A parte de trás e da frente são feitas uma a seguir à outra, o que permite fazer uma união à qual é aplicada vaselina. Ou seja, primeiro aplico o alginato à parte de trás da cabeça do modelo, por uma questão de conforto para o mesmo, deixo o alginato começar a curar, aplico vaselina no rebordo, e só depois começo a fazer a parte da frente da cara. O processo é repetido para a madre de gesso que vai dar estrutura ao alginato.

  5. 07/01/2017 19:34

    Obrigado pela resposta.
    Segunda pergunta: Para que serve a aplicação do

  6. 07/01/2017 19:35

    dracalon?

    • 15/01/2017 20:04

      Para criar zonas onde depois a gaze com gesso possa agarrar o alginato. Se não se criar prisões no alginato, este desloca-se dentro da madre de gesso, o que pode provocar deformações no positivo de gesso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: